A constante de Avogadro, ou antigamente conhecida como número de Avogadro, é uma constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares (entidades elementares significando átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas, ou grupos específicos de tais partículas).
Formalmente, a constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono - 12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono - 12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023. Historicamente, o carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque sua massa atômica podia ser medida de maneira bastante precisa.
Conhecendo-se a constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento, é possível calcular a massa em gramas de um único átomo.
Solução:
Classificações:
As soluções podem ser classificadas de diversas maneiras:
- de acordo com o estado da matéria, conforme visto anteriormente;
- de acordo com a condução de corrente elétrica: soluções eletrolíticas (compostas por íons) e soluções não-eletrolíticas (compostas apenas por moléculas);
- de acordo com as quantidades proporcionais de soluto e solvente: solução concentrada e solução diluída.
- Solução diluída ou insaturada (não saturada):
- Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.
- Solução saturada:
- Quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.
- Solução supersaturada:
- Acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.
Classificação de Dispersões
Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias, em que as partículas de uma fase (fase dispersa) estão disseminadas entre as de outra fase (fase dispersante).
As dispersões podem ser classificadas, com base na dimensão média das partículas da fase dispersa, em:
soluções verdadeiras
A dimensão média das partículas é inferior a 1nm.
São sistemas homogéneos porque são constituídos por uma única fase.
Como exemplos podemos citar a água mineral e a atmosfera.
soluções coloidais (colóides)
A dimensão média das partículas varia entre 1 nm e 1 µm.
Situam-se entre as soluções verdadeiras e as suspensões.
As partículas só são visíveis ao ultramicroscópio.
Equipe: Rosyane , Tatiana , Panmella . :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário