Assim, 1 mol de quaisquer substâncias possuem obrigatoriamente NA entidades constituintes, incluindo-se os gases às mesmas condições de temperatura e pressão, ex.: se Nitrogênio
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:
- Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
- Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:
- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
Dissoluções :
Em química dissolução é o ato de misturar um soluto em um solvente. A água é o solvente universal. A destilação é empregada para separar uma mistura de sólidos, em que um é solúvel num determinado solvente e o outro não. É o caso de uma mistura de hidróxido de potássio e carbonato de cálcio. Como o hidróxido é bastante solúvel em água (o que não acontece com o carbonato), ao adicionar essa substância ao sistema, o hidróxido se dissolve. Por intermédio de uma filtração, separa-se o carbonato, o componente que não se dissolve. Em seguida, é só evaporar o solvente para obter o hidróxido de potássio puro.
Dispersão, na Química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.
Uma dispersão é formada pela combinação de um dispergente com um disperso (soluto ou disseminado).

De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em:
- Solução: quando as partículas dispersas têm até 1 nm de diâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal.
- Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 100 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina.
Concentração :
Em Química, concentração é a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume da solução em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.
Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.a
Alunos: Leone, Amanda, Wania, Jeniffer & Thobias. 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário