sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Em física clássica, a força é aquilo que pode alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de deformá-lo. Esta definição não pode ser desvinculada da Terceira Lei de Newton (que "afirma" que a força é a expressão física para a interação entre dois entes físicos [ou entre duas partes de um mesmo ente], definindo então a direção, o sentido e a igualdade dos módulos das forças de um par ação-reação), e daSegunda Lei de Newton (que define o módulo da força baseando-se na definição de aceleração e do quilograma-padrão [massa]). Pode-se definir força, sucintamente, como a causa de qualquer modificação no estado de um corpo, podendo causar sua deformação ou alteração do estado de movimento, tirando o corpo do repouso ou do movimento retilíneo uniforme. A força também pode causar deformação e movimento de uma só vez.

Detectamos uma força através de seus efeitos e suas consequências. Estes podem ser: a variação no módulo da velocidade do corpo (por exemplo, quando se dá um chute numa bola que se encontrava em repouso); uma alteração na direcção e sentido do movimento do corpo ou pode haver uma deformação no corpo em que é aplicada a força (e.g. a deformação momentânea da bola quando é chutada).

A força é a expressão vetorial e completa da interação entre dois entes físicos.

É definida, de forma geral, como a derivada temporal do momento:  \mathbf F = \frac {d\mathbf p}{dt} .




PALESTRA:

A palestra foi bem interessante, super produtiva, esclareceram dúvidas que muitos adolescentes tinham mais tinham vergonha de perguntar... Gostei bastante não só eu mais como os meus amigos, várias coisas que tínhamos vergonhas de perguntar em casa por medo da reação dos nossos pais perguntamos lá e esclareceram super bem pra gente.. foi produtiva gostei =)))


JULIANA GIOVANELLI, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário